domingo, 27 de março de 2011

Casamento, um projeto da graça de Deus

Os sentimentos mais nobres que norteiam o matrimônio estão baseados no amor mútuo, no companheirismo e na lealdade, seguidos de um compromisso de vida à dois. Por esse ângulo entendemos que o amor sem compromisso vale tanto quanto o ódio. O nosso Deus é Deus de propósitos. Por isso ao estabelecer o casamento, instituiu três propósitos básicos para mantê-lo:

TRÊS PROPÓSITOS BÁSICOS

* QUE O CASAL SEJA UMA UNIDADE
Ao unirem-se em matrimônio o marido e a mulher passam a ser uma só carne, como está escrito no evangelho. Respondeu-lhe Jesus: “ Não tendes lido que o Criador os fez homem e mulher desde o princípio, e que ordenou: por isso deixará o homem seu pai e sua mãe e unir-se-á a sua mulher e serão os dois uma só carne. Portanto o que Deus uniu, não separe o homem”. Esse é o princípio que deve ser praticado pelo casal. O Senhor Jesus, em sua oração sacerdotal pede que sejamos um, assim como ele é com o Pai. ( João 17:11-21) O apóstolo Paulo reafirma que os maridos devem amar as suas esposas como Cristo amou a Igreja. (Efésios 5: 25,26), e que as esposas devem amar os seus maridos como a Igreja deve ser dedicada a Cristo. Este princípio ensinado por Cristo, leva-nos a entender que quando o esposo trata a esposa com amor verdadeiro, à maneira de Cristo, esse facilita para que as esposas lhe sejam submissas. Quando as esposas aceitam a submissão ao marido – não como escravas, mas como companheira tornam fácil os maridos amarem suas esposas. O desejo de Deus para um casamento abençoado, é sobretudo que exista um perfeito equilíbrio, pois apesar de serem uma só carne, é necessário que exista respeito a individualidade de cada um.
* QUE O CASAL SEJA FELIZ
Um dos princípios bíblicos é que devemos viver intensamente a vida conjugal com alegria. O livro de cantares de Salomão dá-nos esse exemplo, mostrando toda beleza de um relacionamento ideal entre o homem e a sua mulher. O amor definido no livro de Cantares não mostra um sentimento passageiro com relação a tudo que traz prazer e poesia ‘a vida, quando diz: “ É melhor do que o vinho” e “ Do teu amor nos lembraremos mais que o vinho, não é sem razão que te amam”. O vinho, aqui descrito é apenas uma alegoria, e o que o autor deseja exprimir nessa comparação é uma efusão de alegria que deve existir num relacionamento conjugal abençoado por Deus (Cantares 1:2 e 1:4) O amor conjugal deve ser como um banquete de almas, uma celebração de alegria pelo prevalecer de dois seres sobre o egoísmo indômito, adversário daqueles que desejam ser apenas um. Esta alegoria representada pelo vinho, em Cantares, é a mais bela expressão que o casamento pode representar.
* QUE O CASAL SEJA MULTIPLICATIVO
Deus quer que os filhos venham ao mundo numa atmosfera de alegria e amor e sejam eles os frutos do amor. Os filhos, à medida que vão crescendo, vão se espelhando na vida diária dos seus pais; sentindo alegria quando esses mostram alegria, felicidade e proteção, mas sobretudo amor quando vêem isso neles.

O PRIMEIRO CASAL A EXPERIMENTAR A GRAÇA DE DEUS

O maravilhoso relato sobre o relacionamento de Deus para com o ser humano, e de um ser humano para o outro, se encontra logo nos primeiros capítulos da Bíblia Sagrada. (Gênesis 1:26-28) Também a narrativa de sua criação segundo a imagem e semelhança de Deus. (Gen. 2:22). A mensagem do texto mostra claramente que Ele a criou a mulher cuidadosamente, com propósitos específicos. Adão, fora criado do pó da terra, mas Eva, de sua costela. Vejamos que Eva , tirada da costela de Adão, dá-nos a nítida certeza de que fora criada para ser sua companheira e adjutora.
A primeira reação de Adão ao despertar-se do sono foi:

“Esta é afinal, ossos dos meus ossos e carne da minha carne” . ( Gênesis 2:23)
Observe que Adão não disse: Ótimo! Agora terei alguém para recolher as coisas que deixarei espalhadas, fazer as tarefas do lar ou me servir em tudo o que precisar! O texto ainda acrescenta:
“ Por isso deixará o homem o seu pai e a sua mãe e se unirá a sua mulher e serão os dois, uma só carne”.(Gênesis 2:24).
No projeto da graça de Deus estava previsto que eles deveriam respeitar a individualidade um do outro, entendendo que eles próprios seriam a expressão mais pura do amor e satisfação de Deus para toda a humanidade. O casamento sob a graça divina é aquele que vive sob o serviço e a dependência de Deus.

O DESLIZE PARA FORA DO PROJETO DE DEUS

Num instante tudo mudou para Adão, Eva e também para toda a humanidade. Momentos antes eles se encontravam em plena comunhão com o Criador, e dependiam totalmente D’Ele, mas agora suas vidas estavam completamente mudadas, e o pecado fazia-os sentir vergonha e impulsionava-os para se esconderem entre os arbustos. Daí em diante todo o projeto de se tornarem uma só carne acabou, transformando-se em mútuas acusações. Quando eles estavam na dependência de Deus, era ELE que supria todas as suas necessidades, mas agora, um olhava para o outro, buscando em seu companheiro, o preenchimento de suas carências.
Quando a serpente convenceu-os de que poderiam se tornar como Deus, ela omitiu o fato de que a partir dai eles jamais receberiam seus favores e da mesma forma que poderiam fazer o que quisessem, também deveriam suprir mutuamente suas necessidades.
O Pai amoroso, agora, mesmo desejando, não poderia ajuda-los, determinando assim o que chamamos hoje de: “A queda do homem”.

MOSTRAS DE RELACIONAMENTOS DESVIRTUADOS

Três pontos básicos nos mostram como esses acontecimentos nos afetam como maridos e esposas nos dias de hoje:
* Sentiram medo de Deus e esconderam-se D’Ele.
* Sentiram vergonha um do outro.
* Acusaram-se mutuamente.

Tudo isso ocasionou no que identificamos como “Maldição”. Como conseqüência do pecado da mulher, Deus disse: “ O teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará”
A culpa pelo fracasso trouxe à tona o sentimento de egoísmo da mulher que lançou a responsabilidade sobre o diabo, que a enganou. Adão por sua vez acusou sua companheira. Isso passou a ser um procedimento normal até os dias de hoje. Buscar culpados pelo nosso fracasso é comum em toda a sociedade, fazendo disso temas inesgotáveis para sociólogos, psicanalistas, médicos terapeutas, e indo pelos caminhos místicos para resolver seus problemas.
A “Maldição”, sobre o homem foi:

“Maldita será a terra por tua causa; com dor comerás dela todos os dias. Espinhos e cardos também ela te produzirá; comerás a erva do campo, e do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra, de onde fostes tomado, porque és pó e para o pó te tornarás”. (Gen. 3:18,19)
Desde então o homem tem procurado satisfazer-se no trabalho nos desejos carnais, recebendo em conseqüência infindáveis conflitos e angustias. Tudo o que deveria ser canalizado para Deus, agora canaliza-se em sua satisfação pessoal e na defesa de sua família.

RELACIONAMENTOS REGIDOS PELA MALDIÇÃO

A vida humana quando regida pelo ego e essencialmente pecaminosa, criando um círculo vicioso de causas e efeitos, tornando o ser humano num ser essencialmente egoísta. Tudo começou em Adão. No plano original de Deus, o casal deveria dominar mutuamente sobre tudo, mas após a queda, tanto o homem quanto a mulher, assumiram o comando de suas vidas; empreendendo uma luta constante de auto-libertação. Relacionamento regido pela maldição é quando um procura dominar o outro para satisfazer o ego. Todas as pessoas que vivem sob a regência da maldição é egoístas; buscando sempre satisfazer os seus próprios desejos em detrimento do outro.
O verdadeiro objetivo do egoísta estará sempre acobertado sob sutilezas e artimanhas extremamente egocêntricas. Vejamos:
1.Quero que meus filhos estejam sempre bem arrumadinhos por causa do que os outros possam pensar de mim.
2.Meu cônjuge deve estar sempre bem vestido para que as pessoas tenham uma boa impressão de mim.
3.Tenho que demonstrar minha autoridade sobre o meu cônjuge para que todos me respeitem.
4.Se o meu cônjuge não fizer as minhas vontades, o que vão pensar de mim?
Com esse tipo de procedimento percebe-se que as atitudes dos envolvidos são profundamente egocêntricas, e a auto estima passa a ser negativa.

EFEITOS DA REGENCIA MALDITA

1.Sensação de estar sendo sufocado.
2.Insatisfação, estresse e amargura.
3.Desânimo de viver e desejo de buscar soluções em outros relacionamentos.
4.Sensação de perda de liberdade.
5.Sentimento de culpa pela infelicidade do cônjuge.
6.Mal-de-Caim, ou seja sensação de estar sendo acusado e de todos os fracassos e culpas.
7.Insegurança.

COMPREENDENDO OS PROPÓSITOS DA UNIÃO MATRIMONIAL
Em princípio os maiores causadores de esgotamentos e desânimo nos relacionamentos, somos nós mesmos. Empreendemos uma tarefa muito além de nossas capacidades para realiza-la. O efeito sempre tem gosto amargo. Para que um relacionamento tenha êxito, em primeiro lugar devemos compreender que o ser humano é especial diante de Deus, e que somente o Senhor tem capacidade para transforma-lo. Prova é que quando Deus criou a raça humana, Ele não a fez completa, ou a humanidade toda em um só momento. Tudo começou com apenas uma semente. Ele criou no princípio uma só pessoa, depois outra, até formar uma família. E após forma-la, disse: Crescei, multiplicai, enchei a terra e dominai. (Gênesis 1:28)

EXERCÍCIOS PRÁTICOS
Ao tomar conhecimento da Graça de Deus, o primeiro passo a ser dado, naturalmente deve ser o de tomar posse do seu direito nela. Observem atentamente alguns princípios que vão ajudá-los quando vocês o declararem juntos:

1)O Senhor Jesus Cristo restaurou o nosso direito de ser livre, por isso, o Senhor Deus vai nos atender! (João 8:32)
2)Senhor Deus suprirá todas as nossas necessidades em glória por Jesus Cristo! (Filipenses 4:19)
3)Não somos nós mais quem vivemos, mas Cristo vive em nós e é o seu propósito que sejamos felizes juntos.
4)Senhor Jesus Cristo levou sobre si todas as nossas culpas e pecados passados e em suas pisaduras somos sarados, por isso nossa família é uma bênção! (Isaias 53:10)
5)Podemos todas as coisas naquele que nos fortalece. (Filipenses 4:13)


Autor: Pedro Almeida

sexta-feira, 25 de março de 2011

A disciplina livra a criança da morte

Pv.23:13 diz que a disciplina como a vara não matará a criança. Muito pelo contrário. Poupará a sua vida de uma morte prematura ( Pv.19:18 ) e possivelmente de uma eternidade no inferno: "Tu a fustigarás com a vara e livrará a sua alma do inferno" Pv. 23:14.
 
Disciplina sempre visa o bem estar do filho. Não visa punição, mas criação.
 
O fruto de disciplina dos filhos é um lar tranqüilo - "Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias a tua alma" Pv. 29:17.
 
Quem não quer ter filhos sob controle? Quem não quer ter paz no lar? A correção agora, mesmo que custe e cause dor, trará inúmeros benefícios aos pais e ao filho. Que alvo desejável! Que princípio encorajador! Vale a pena, papai! Vale a pena, mamãe! Corrijam agora, e recebam descanso depois.


Princípios de Disciplina:
1 - Disciplina segue instrução clara e objetiva.
2 - É uma expressão de amor.
3 - Tem de ser administrada com diligência e coerência.
4 - Não deve machucar ou ferir a criança, mas causar uma certa dor temporária.
5 - Disciplina visa restauração e correção, não punição.
6 - Deve incluir o uso da vara, embora outras formas de disciplina talvez sejam apropriadas em certos casos.
7 - Disciplina é necessária por causa da natureza pecaminosa da criança.
8 - Poupará a vida (alma) da criança da morte.
9 - Disciplina apropriada não prejudica a criança.
10- Dará uma vida de paz e sucesso aos pais e filhos.

Tratamento de beleza para mulheres

A beleza é um dos triunfos da mulher. Querer ser bela é inerente à feminilidade. Nestes dias em que a mulher anda reinando não apenas no lar, mas se projeta no cenário público, é bom que esteja apta para reinar com toda a sua pujança.

A Rainha Ester foi a mulher que impressionou pela sua beleza, não apenas ao rei, mas ao guarda das mulheres e a todos que a cercavam (Ester 2). A beleza de Ester não era superficial e nos fala de muito preparo. Foram doze meses de embelezamento.

Um novo ano começou e com ele o desafio de doze meses para um tratamento de beleza que nos coloque numa postura que glorifique ao Rei dos Reis. Deus tudo fez tudo belo e admirou-se de Sua criação. Aprimoremos também a beleza que Deus criou.

A receita para este tratamento começa com:

LIMPEZA INTERIOR - Do coração procedem as fontes da vida - (Pv 4.20-27).
Dele é necessário retirar todas as manchas, cicatrizes de amargura, frustrações, toda a sujeira que esteja poluindo a alma. Jesus adverte que o mal vem de dentro - (Mc 7.14-23) e Jeremias fala dos enganos do coração (Jr 17.9), por isso faz-se necessário permitir um trabalho profundo do Espírito Santo para a remoção de tudo que possa comprometer a beleza do caráter do Cristão. O Salmo 139.23-24 nos conduz à confissão e quebrantamento pela ação do espírito.

ELIXIR DE REJUVENESCIMENTO - A mente exerce um grande poder sobre nós. Somos, realmente, aquilo que pensamos - belas ou feias, novas ou velhas. Paulo fala em transformação pela renovação da mente (Rm 12.2). Faz mais efeito que as operações plásticas que concertam ou pioram apenas o que é exterior. Encher a mente de pensamentos positivos (Fp 4.8) e preenchê-la com a Palavra de Deus (Cl 3.15). Aí se encontra o verdadeiro segredo da força da juventude.

ÓLEO PARA A CABEÇA - O óleo da união derramado sobre a cabeça de Arão (Sl 133) que nos leva a amar as pessoas, aceitá-las como são. Óleo que lubrifica os relacionamentos, fluindo como ingredientes para uma convivência saudável. Também o óleo da unção do Espírito que ungindo a cabeça, faz transbordar o coração (Sl 23.5).

BATOM PARA OS LÁBIOS - É o louvor. Salmo 34.1 nos recomenda a usá-lo constantemente. Evitemos palavras ferinas, negativas ou hábitos da murmuração. Enfeitar os lábios com palavras de louvor, de conforto, que levante os abatidos e glorifiquem ao nosso Rei (Sal 19.14).

MAQUIAGEM - Não há processo mais eficaz para embelezar a face do que a alegria. "O coração alegre aformoseia o rosto..." (Pv 15.13).

BRILHO - O tempo que passamos com Deus dá brilho a vida. Que o diga Moisés (Ex 34.29). "Para ser bela pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante de deus" - Michel Quoist.

CREME PARA AS MÃOS - (Ec 9.10 e Pv 31.20) Mãos adornadas com o serviço ao próximo. Mãos que trabalham, mãos que constroem, mãos que ajudam, mãos que sustentam os debilitados.

CALÇADOS PARA OS PÉS - (Pv 4.26-27) - Pés que andam por caminhos direitos (Is 52.7) - Pés formosos que levam boas notícias, as boas novas da salvação.

TRAJE - Alta costura do Atelier do senhor - (1Pe 3.3-4) apresenta o traje do espírito manso e suave. E é a única fórmula bíblica para conquistar o esposo para Cristo.

PERFUME - Mais precioso que o "Chanel 5 ", pois é da "grife" do Senhor - (2 Co 2.14-15) - O perfume de Cristo. É um pouco diferente das famosas essências francesas cujos frascos precisam ser bem lacrados para não exalar o aroma; neste, o "vaso de alabastro" (a nossa casca grossa) tem que ser quebrado para perfumar o ambiente.

ETIQUETA SOCIAL - Aulas de etiqueta social não podem faltar ao tratamento de beleza, pois completam o trabalho realizado. Define-se apenas numa palavra AMOR. Sem ele nada tem valor. E com ele é possível nos apresentarmos com nobreza em qualquer ambiente. (1 Co 13.5) " O amor comporta-se bem e não busca vantagens próprias".

Que Deus lhe proporcione oportunidades para viver a beleza de Cristo em todo o seu esplendor.

Maridos solitários, esposas solitárias

O isolamento de outras pessoas nem sempre é ruim. O próprio Jesus tinha
o hábito de isolar-se regularmente das multidões e ficar a sós com
Deus, depois de um dia de trabalho em meio às multidões. Nessas
ocasiões, ele orava e renovava suas forças. Mas, existe uma solidão
maléfica, característica da sociedade em que vivemos. As pessoas podem
viver numa mesma casa com muitas outras e ainda assim viver isoladas
delas. Já que fomos criados como seres sociais, viver em isolamento
geralmente provoca tristeza, depressão, angústia e, em casos extremos,
o suicídio.

Isolamento acontece mesmo entre pessoas tão íntimas como marido e
mulher. Diversas forças ativas na sociedade moderna estão separando
marido e mulher cada vez mais para longe um do outro, em vez de
produzir intimidade e mutualidade: 1) Numa sociedade tão complexa como
a em que vivemos, experiências diferentes e sistemas de valores
diferentes separam os casais. Antigamente, as pessoas nasciam e
cresciam juntas num mesmo lugar. Hoje, elas vêm de passados
completamente diferentes. 2) A sociedade moderna tem passado a idéia de
que o casamento é um relacionamento na base de 50/50 (fifty-fifty).
Isso é, cada um dá um pouco de si. Mas isso não funciona, na verdade. O
padrão cristão é 100/100. No casamento, temos de nos dar inteiramente.
3) O egoísmo é provavelmente a maior ameaça à unidade do casal. Ser
egoísta é buscar realização pessoal deixando o cônjuge de fora. Uma
ilusão bastante comum é que marido e mulher podem obter sucesso
independentemente um do outro e ainda ter um casamento bom. Na prática,
quase nunca isso dá certo. 4) Outro fator de isolacionismo são
problemas não superados. Os pesquisadores mostram que cerca de 70% dos
casais que passam por experiências traumáticas – como perder um filho
num acidente, ou ter um filho gravemente deficiente – se separam ou se
divorciam. 5) A mídia tem popularizado a idéia de que aventuras
extramaritais é algo normal. O fato é que, não somente o adultério
consumado, mas o adultério emocional – uma amizade muito íntima com
alguém do sexo oposto – provoca o isolacionamento dos cônjuges. 6) A
pressão contínua do estilo de vida acelerado em que vivemos contribui
para que cada vez mais vivamos estilos de vida separados uns dos
outros. 7) Outro fator é nosso hábito de assistir TV. O problema é mais
grave do que a violência mostrada na tela. Membros de uma família podem
estar juntos na mesma sala assistindo TV, e estar perfeitamente
isolados uns dos outros. À medida em que nos enfiamos em nossos
casulos, mais e mais nos desconectamos uns dos outros.

A grande maioria dos moradores das grandes cidades – mesmo cristãos
- raramente conhece seus vizinhos! Todo o moderno sistema de
comunicação produzido atualmente pela sociedade tende a eliminar cada
vez mais o contato humano: Internet, email, chat, etc.

O isolamento é uma ameaça séria mesmo para casais cristãos. Estes
cristãos precisam perceber que se não tomarem as providências
necessárias e se não tratarem dessa ameaça juntos, acabarão por viver
isolados uns dos outros, mesmo debaixo do mesmo teto. Muitos casais
casados têm sexo mas não amor. O erro típico que muitos casais cometem
é não antecipar que problemas desse tipo podem ocorrer com eles. E
quando os problemas surgem, são apanhados desprevenidos.

Vivemos num mundo cheio de problemas. A tentação de muitos, debaixo
de pressão, é isolar-se, hibernar como um urso em sua caverna no
inverno. Embora essa pareça uma alternativa atraente, é somente com o
apoio de amigos que poderemos suportar as misérias desta vida. Fiquei
impressionado com o que aconteceu recentemente no Japão, quando três
empresários japoneses falidos enforcaram-se juntos no mesmo quarto de
hotel. Numa sociedade individualista como a nossa, suicídios não
acontecem assim! Mas se os japoneses conseguem ser solidários até na
morte, será que não podemos aprender, na vida, a compartilhar nossa
existência e experiências com outros?

O que podemos fazer, como cristãos, para vencer o isolamento? Aqui
vão algumas dicas: 1) Busque maior intimidade com Deus, pela leitura da
Bíblia e pela oração diária. Quando nos aproximamos de Deus, podemos
melhor nos aproximar dos outros. 2) Planeje gastar tempo com seu
cônjuge fazendo coisas que ambos apreciam. 3) As vezes o isolamento foi
causado por uma atitude errada sua, com a qual o seu cônjuge ofendeu-se
ou magoou-se. É preciso pedir perdão e buscar a reconciliação. 4) Às
vezes quando a situação já se tornou muito complicada e difícil, é
preciso procurar ajuda espiritual e psicológica. Pastores e psicólogos
cristãos são geralmente treinados para oferecer apoio e soluções para
casos assim.

Não permita que o isolamento acabe a alegria do seu casamento. Casados também podem ser felizes juntos!

Por Redação Gospel

quinta-feira, 24 de março de 2011

Mulher virtuosa ou mulher virtual?

Mulher Virtuosa ou mulher virtual? Virtuosa – Algo com virtude, que produz efeito, eficaz, disposição firme para o bem; excelência moral, eficácia. Virtual – Algo sem efeito, fora da realidade, aparentemente real, mas na verdade suscetível a realizar-se.
Num mundo supérfluo como o que vivemos hoje, no que se refere a Deus, onde os padrões morais do Senhor foram descartados da sociedade completamente, e a visão e os valores da família tem se tornados distorcidos, este estudo tem como objetivo mostrar o papel da mulher e como é importante para o mundo de hoje.
E qual é a vontade de Deus para a mulher atual, e qual tem sido a tendência das mulheres hoje? Infelizmente as mulheres hoje tendem a ser mais virtuais do que virtuosas. Através da palavra de Deus podemos ver que existem vários exemplos e paralelos para podermos identificar os dois tipos. Não esquecendo que \”mulher\” também é profeticamente escrita como \”igreja\”, e este artigo descrevem também o papel da igreja em nossos dias. Mulher Virtual É aquela que não cumpre o papel diante de Deus e aos homens.
Embora essa mulher queira ser virtuosa, ela não consegue por suas atitudes. Ela se mostra forte, mas na verdade é insegura. A insubmissão é a principal característica dessa mulher. A mulher virtual não obedece a Deus, conseqüentemente, não se sujeita a qualquer homem. Ex: A mulher de Ló (Gn 19:26). Aliás a insubmissão é algo que preocupa o Senhor, tanto para as solteiras (I Cor 7:32-34), quanto para as casadas (I Pe 3:1-6; Ef 5:22;24) e isso vem desde a criação do mundo (Gn 2). Não foi a toa que a palavra de Deus ressalta duas vezes a questão de submissão em Efésios 5:22;24. E hoje em dia, através de uma má definição do que realmente é a palavra \”submissão\”, isso tem soado como \”escravidão\” ao homem na sociedade. E como a sociedade costuma ser extremista em seus conceitos, o papel da mulher passou do que antes não era de forma alguma valorizado a ser super valorizado.
A sociedade que antes era machista veio se tornando gradativamente feminista nos dias de hoje. Como não houve equilíbrio nos papéis de ambos, o que vemos hoje são mulheres independentes, mas virtuais, e homens dependentes e cada vez mais sem atitude. Somando a isso uma falta de valores de Deus de ambos, vemos o resultado nos filhos de hoje, que a cada dia tornam-se desorientados e perdidos. Bom, mas isso é outro assunto. A questão de submissão tem soado como \”depender\” do marido para todos os momentos.
Na verdade, submissão significa submeter-se a vontade de alguém (no caso, Deus) e ter cuidado das coisas de Deus (para solteira) e do seu marido (para as casadas), agradando a Ele e evitando preocupações (I Cor 7:32;34). Outra característica da mulher virtual é ser rixosa e irada (Pv 21:19). Ela tem prazer em discutir, achando que isso possa persuadir alguém e mostrar seu poder, tanto em relação ao seu marido, bem como, filhos e amigos.(Pv 19:13b) Na verdade, mostra através disso que também é insensata, pois com sua língua lança flechas sobre sua própria casa, e com as suas mãos a derruba. (Pv 14:1b) Um exemplo de insensatez, está a mulher de Jó que disse: \”Amaldiçoa a Deus e morre\”. (Jó 2:9) E Isto porque no coração dela não existia Deus, e segundo os seus olhos isto lhe parecia reto diante a situação que Jó atravessava. (Sl 14:1;Pv 12:15) Este tipo de mulher não tem noção no que diz, ela acaba sendo perversa, insensata e louca (Ec 7:25), pois se dizendo apaixonada, ela o nega com suas atitudes.
Na verdade ela é néscia (Pv 9:13) e inquieta, cujos pés não param em casa (Pv 7:11). A mulher virtual é néscia, é conhecida por sua necedade, por amar viver assim (Pv 1:22), pois rejeita o conselho de Deus, como qualquer néscio. (Pv 1:25;30) Ela por sua imprudência , acaba não sendo ouvida, nem conhecida por seu marido (Pv 1:28-29; Mt 25:12), bem diferente da mulher virtuosa. Mulher virtuosa A mulher virtuosa é aquela que cumpre bem o seu papel, tendo valor inestimável para seu marido.(Pv 31:10) Ela é forte e digna. Ela é trabalhadora e sabia, não come o pão da preguiça (Pv 31:27), fala com sabedoria (Pv 31:26), não fica por ai fazendo fofoca, usando sua ociosidade falando o que não deve, como algumas mulheres virtuais (I Tm 5:13). Sendo sábia ela edifica sua casa. (Pv 14:1) A mulher virtuosa é misericordiosa (Pv 31:20), abre mão ao aflito e estende mão ao necessitado, como exemplo podemos citar Dorcas, notável em boas obras e boas ações que fazia. (At 9-36-42) Ela teme ao Senhor e será louvada (Pv 31:30b); Ela é conhecida pelos outros (Pv 31:31). Ela é a coroa do seu marido (Pv 12:4; I Cor 11:7). Como podemos citar Abigail, dona de casa que evitou a morte de seu marido e que teve admiração de Davi, que no final acabou se tornando sua esposa(I Sm 25:3-35;39).
Abigail se mostrou sensata e prudente, aliás, sensatez e prudência são características da mulher virtuosa. (Tito 2:4-5) As prudentes são aquelas mulheres centradas em Deus, que refletem Sua Glória, que tem luz própria, cuja lâmpada não se apaga de noite(Pv 31:17). São cheias da unção, que não vendem suas lâmpadas e tudo aquilo que recebem de Deus, elas conservam o que receberam, pois sabem que foi com muito custo que adquiriram (Mt 25:8-9). As prudentes não entram na onda das néscias e estão sempre preparadas para a chegada do noivo e percebem quando Ele chega, por isso são fiéis.(Mt 25:10)
Outras características da mulher virtuosa são a honestidade, sobriedade e fidelidade(I Tm 3:11). As virtuosas governam bem a sua casa, não temem o dia de amanhã, nem as circunstâncias (Pv 31:21;25). Os seus filhos e mesmo outras mulheres a reconhecem como ditosa.* (Ct 6:9-10; Pv 31:28-29)
Algumas mulheres virtuosas e suas qualidades
Dorcas – Misericórdia (At 9:36-42)
Lídia – Temor (At 16:14)
Rute – Fidelidade (Rt 1:4;16)
Abigail – Prudencia (I Sm 25:33)
Ana – Persistência (I Sm 1:11-15)
Sara – Fé (Hb 11:11)
Maria e Maria Madalena – Zelo (Mt 27:61;28:1)
Ester – Sabedoria (Et 5:8-12)
Características da mulher virtuosa: trabalhadora, temente a Deus, *submissa (respeita o cônjuge e cuida dele), prudente, encorajadora, misericordiosa, sábia em todos os sentidos (casa, dinheiro). *Submissão não significa apenas viver uma vida abnegada e servil, mas viver como submissa a Deus acima de tudo, sendo uma líder em tudo que faz, uma mulher de caráter provado, esposa e mãe zelosa. Ser virtuosa é o ideal que toda mulher deveria ser e ansiar.

Escrito por Anderson Cassio de Oliveira

Coração disposto a servir

                     Mateus 25:20-21 – Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles.
E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
                     Esta parábola dos dez talentos (Mateus 25.14-30) retrata a fidelidade que Deus espera de Seus servos pelo que foi confiado em suas mãos.
Você sabe qual(is) talento(s) Deus entregou em suas mãos?
                    Pense um pouco na mulher virtuosa de provérbios 31… Ela não era uma mulher incomum, que se destacava entre as pessoas por algum dom em especial, ou por estar a frente de um ministério… Então, o que fez para ser considera uma mulher que excede o valor de rubis? Talvez o que o mundo não valorize mais, mas Deus tem confiado em suas mãos e o inimigo faz você acreditar que seu talento não tem valor, não passa de uma moeda furada…
Os talentos tratados na parábola dos dez talentos (Mateus 25) retrata o dinheiro especificamente, porém Deus nos confia muito além das finanças para administrarmos e zelarmos. Ele nos concede família (marido, filhos, pais, irmãos), relacionamentos, amigos, trabalho, nosso corpo, saúde, tempo, aptidões e habilidades, entre outros.
                   A mulher virtuosa servia a Deus através da organização de seu tempo, ao distribuir os deveres da casa, ao cuidar do marido e dos filhos, ao estender a mão ao necessitado, ao cuidar de si com linhos, vestidos finos e fazendo exercícios físicos, ao ser prudente quanto ao frio, ao trazer alimento para sua família e suprir seu lar, ao trabalhar com as mãos e avaliar mercadorias, etc.
                   A mulher virtuosa tem um conjunto de habilidades que Deus também nos deu. Toda mulher pode ser virtuosa e honrar a Deus com seu talento. Não o menospreze, não enterre os talentos que o Senhor te confiou.
                  Não servirmos apenas na casa do Senhor, mas em todo tempo, usando nossas aptidões e zelando pelos nossos amados, atendendo ao necessitado, ao que necessita falar e ser ouvido, aos que necessitam de alimento para manter a vida física e outros para manter a vida espiritual.
Deus recompensa nossos esforços, quando cuidamos do que Ele nos confia, não importa se 5, 2 ou apenas 1 talento, a recompensa é baseada na fidelidade, não no tamanho da responsabilidade.
Mateus 25:21 – E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

Por: Tamara Erbert

Porque ir à igreja?

Ir à igreja para quê? Essa pergunta talvez incomode você, mas definitivamente ela incomoda todos aqueles que são convidados a irem à uma igreja. E a pergunta é pertinente: porque ir à igreja?
  Em todas as ocasiões onde somos convidados a ir a algum lugar, nos questionamos o porque de irmos nesse lugar. Porque ir a um boliche? Para que ir a um restaurante com alguns amigos? Porque fazer um piquenique?
  As formas de definir se um compromisso é ou não importante são diversas, mas uma coisa é certa: um compromisso é importante quando tem um propósito importante e um resultado importante.
  Eu não iria a um boliche se não tivesse o propósito de estar com meus amigos, também não iria se o resultado fosse diferente de um laço de amizade mais forte. Não vou a um boliche por ir, sem conhecer ninguém e sem querer conhecer alguém e sem um resultado bom, ser divertido.
  Da mesma forma, o ir à igreja deve ter uma razão que me faça sair de minha casa, percorrer o caminho e me ajuntar aos demais amigos na adoração à Deus. Uma parte do Salmo 27 nos fala sobre isso.
  Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo. Sl 27.4
  O salmista Davi expressou que desejava morar na casa do Senhor. Se olharmos por esse lado, de nossa meditação, podemos pensar o porquê desse desejo, para que Davi queria além de estar, desejava morar na casa de Deus? Ele explica: desejava viver na Casa do Senhor para contemplar Sua beleza e meditar em seu templo.
  Temos visitado nossas igrejas com propósitos errados. Alguns pensam que vamos para cantar, outros dizem que vão pregar, outros dizem que querem estar em comunhão. Todas essas verdades são incompletas e se tornam mentirosas.
  Devemos ir à Casa do Senhor para contemplá-lo. Contemplar sua Salvação, sua bondade, sua beleza, sua magnitude. E como fazê-lo? Louvando-O, expressando o que Ele tem feito por nós e relembrando o que já realizou por nós na cruz. Devemos ir à igreja para admirar o Senhor.
  Devemos ir à Casa do Senhor para meditar no templo. Diante da presença de Deus temos que pensar, arrazoar, entender os planos do Senhor, Sua Justiça. Não vamos para uma ação impensada e insensata, vamos com um propósito definido: meditar juntos sobre o que Senhor fez e quem Ele é, para que o contemplemos com mais propriedade e entendimento.
  Você não sabe o porque ir à igreja? Vá para contemplar ao Deus maravilhoso que te criou e te ama e vá para meditar em todos os   Seus feitos e maravilhas.
Que Deus o abençoe!
Escrito por Silas Klein

Mulher, a sua casa revela quem você é!

A sua casa é extensão do seu interior, daquilo que você é! Uma mulher desleixada vai morar numa casa desleixada também, uma mulher criativa vai habitar em um espaço criativo e moderno. Existem mulheres que moram em lugares bagunçados e sem personalidade alguma, sempre falo que se a sua casa interior estiver bagunçada assim também será a sua morada exterior. Descobri que sempre podemos ter uma desculpa para não realizarmos as coisas na nossa vida, mas hoje em dia não há desculpa para se ter uma casa agradável e charmosa, existem muitas variedade no mercado que vão de móveis caríssimo até móveis simples mas igualmente bonitos, sem falar de peças que você pode encontrar até em lojas de móveis usados, há ainda as peças decorativas que você traz para sua residência imprimindo personalidade a ela, um jarro de flor, um porta retrato, umas almofadas, mesinhas de centro e de canto ou um quadro na parede são detalhes que trazem vida a nossa casa e que muitas vezes encontramos em lojas por preços bastantes acessíveis, existem até aquelas mulheres super-criativas que fazem para sua casa suas próprias peças decorativas, pintam seu quadros, fabricam cerâmicas, costuram suas próprias almofadas, demais não é mesmo? Mas nem todas tem esse tempo disponível, vale a pena buscar nas lojas peças decorativas que são a sua cara, tem de todos os preços. Outro dia entrei em uma loja de variedade e encontrei lindos portas retratos por preço bem baratos em relação aos que tinha visto no shopping e com a mesma qualidade. A mulher deve cuidar da sua casa buscando fazer deste local um ambiente agradável e bonito para sua família e todos que chegam.
Não importa se você mora num lugar simples, com certeza devemos morar numa casa conforme o nosso padrão de vida, viver de aparência é uma vida cheia de ansiedade e medos, não faça essa escolha para você, conheço mulheres que morar em uma casa linda mas que está cheia de dívidas e por isto nem dorme de noite, são estressadas e mal humoradas e percebo que mesmo que as casa é maravilhosa agente não tem vontade de ficar muito lá. No entanto, mesmo se o seu salário é bem restrito você pode usar a criatividade! Isto mesmo! Criatividade é tudo quando não se tem dinheiro. Vamos lá comece hoje! Mas não se esqueça a maior beleza de um lar é quando se tem paz, alegria e amizade dentro de casa então cultive também esses sentimentos sendo mais paciente com as pessoas que convive com você se esforçando para olhar as qualidades e não para os defeitos.

Escrito por Shirley Varjão

quarta-feira, 23 de março de 2011

Diversos

1. Quando tudo for pedra, atire a primeira flor
http://esposacrista.blogspot.com/2011/03/quando-tudo-for-pedra-atire-primeira.html

2. Os dez mandamentos para esposa
http://esposacrista.blogspot.com/2011/03/os-dez-mandamentos-para-esposa.html

3. Tratamento de beleza para mulheres
http://esposacrista.blogspot.com/2011/03/tratamento-de-beleza-para-mulheres.html

4. Maridos solitários, esposas solitárias
http://esposacrista.blogspot.com/2011/03/maridos-solitarios-esposas-solitarias.html

5. A maior profissão da terra
http://esposacrista.blogspot.com/2011/04/maior-profissao-da-terra-6-maes.html

6. Socorro! Descobri que meu marido é...
http://esposacrista.blogspot.com/2011/04/socorro-descobri-que-meu-marido-e.html

7. Socorro! Me marido é um grosso!
http://esposacrista.blogspot.com/2011/04/socorro-meu-marido-e-um-grosso.html

8. O que fazer diante de um problema no casamento?
http://esposacrista.blogspot.com/2011/04/o-que-fazer-diante-de-um-problema-no.html

Quando tudo for pedra, atire a primeira flor


Deus realmente fala comigo por onde quer que eu ande e de todas as formas possíveis. Não é necessário que a sua voz seja com som audível, para que eu a ouça. Aprendi a ouvir Deus falar em todas as situações que vivo no meu dia-a-dia, no meu trabalho, na rua, em casa, dentro do carro, na Igreja, nos meus sonhos... é assim que Ele se comunica comigo. Por várias vezes me peguei chorando na rua ou em casa mesmo, ao receber do Senhor sua mensagem para o meu coração, diante de alguma cena que, para alguns, pode não ter significado nenhum. Isto se chama “sintonia e intimidade” e me sinto uma pessoa abençoada por isto.

Ao ler a frase de um poema “Quando tudo for pedra, atire a primeira flor”,  eu percebi de imediato que o Senhor me ensinava, mais uma vez, como agir diante daqueles que nos ferem com seus julgamentos e acusações injustos, com suas palavras cruéis que vão direto ao coração como uma espada afiada. É difícil, eu seu, mas não há um jeito melhor de se sair bem dessa situação do que oferecer uma flor àquele a quem nos feriu. O gesto nos torna superior ao outro. A flor quer dizer o perdão, uma palavra branda, serena, um sorriso, um abraço, uma oração, um gesto de carinho ou até mesmo uma linda flor... fico imaginando se cada um de nós tivéssemos nas mãos uma flor para dar aos nossos acusadores, sempre que nos atirarem pedras.

Me lembro das inúmeras vezes em que já fui julgada (sem dó), por algum ato impensado, por algum comportamento, pelo meu modo de vestir e pentear,  pelo meu modo de ser, pelo meu trabalho na Igreja ou fora dela, pelas decisões que tomo, pelo jeito que cuido da minha família, pelo jeito que oro, canto, falo, brinco, etc, etc... Como pastora, sou o tempo todo observada, avaliada e julgada, quase sempre por pessoas sem a menor noção do que é justiça, amor e misericórdia, mas ao longo do tempo, fui aprendendo a  amar, entender e perdoar a todas elas, porque sei que não experimentaram ainda a verdadeira presença de Deus em suas vidas e também que um gesto meu pode mudar tudo.

Assim diz o Senhor:
 “Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus” (Mateus 5.8).

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem” (Hebreus 12.14-15).

Fonte: http://mulhercrista.blogspot.com/2010/09/quando-tudo-for-pedra-atire-primeira.html

Culinária

Salmão à Italiana
http://esposacrista.blogspot.com/2011/03/receita-salmao-italiana_22.html

Suco saudável
http://esposacrista.blogspot.com/2011/03/um-suco-super-saudavel.html

Fotos

Paisagens











Animais












terça-feira, 22 de março de 2011

Receita Salmão à Italiana

6 pedaços de filé de salmão

2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (chá) de orégano

1/4 xícara (chá) de óleo ou azeite

1/4 xícara (chá) de manteiga ou margarina

Galhinhos de salsinha para enfeitar

Trigo para empanar

Sal a gosto (temperar o salmão)

Limão (temperar o salmão)


Modo de preparo:

Tempere os filés de salmão com sal e limão e reserve-os
Em uma tigela média, misture o molho de tomate, a salsinha picada e o orégano e reserve.
Em uma frigideira de 30cm de diâmetro, coloque o azeite ou óleo com manteiga ou margarina e leve ao fogo médio até esquentar.
Empanar os filés no trigo
Frite os filés por 2 ou 3 minutos de cada lado ou até que estejam macios.
Despeje o molho preparado sobre os filés e deixe cozinhar por 2 minutos, regando os filés de vez em quando.
Sirva-os diretamente da frigideira com molho e, se desejar, enfeite-os com galhinhos de salsinha.

Sites e blogs

Missões Vinde Ficai e Ide
http://vindeficaieide.com/
http://vindeficaieide.blogspot.com/

Uma conversa Franca
http://umaconversafranca.blogspot.com/

Livros

Livros recomendados

  • O poder da mulher que ora - Stormie Omartian
                                
  • Zero a zero - Gary Chapman
                               
  • O casamento que você sempre quis - Gary Chapman
                               
  • Falar e ouvir - Emerson Eggerichs
                              
  • Castelo de cartas - Gary Chapman
                              
  • As quatro estações do casamento - Gary Chapman
  • Aliados íntimos - Tremper Longman / Dan B. Allender
  • Como mudar o que mais irrita no casamento - Gary Chapman
  • O sexo começa na cozinha - Kevin Leman
  • As cinco linguagens do amor - Gary Chapman
  • Esposa excelente - Martha Peace
  • O poder da esposa que ora - Stormie Omartian
                               


  

Vídeos

Esposa Cristã - Paul Washer
http://esposacrista.blogspot.com/2011/02/esposa-crista-paul-washer.html


Mulher virtuosa - Paul Washer
http://esposacrista.blogspot.com/2011/02/paul-washer-mulher-virtuosa.html


Mulher Sábia
http://esposacrista.blogspot.com/2011/01/mulher-sabia.html

Saúde

Um suco super saudável
http://esposacrista.blogspot.com/2011/03/um-suco-super-saudavel.html

Supermercado elegante e saudável
http://esposacrista.blogspot.com/2011/03/supermercado-elegante-e-saudavel.html

Controle a ansiedade
http://esposacrista.blogspot.com/2011/03/controle-ansiedade.html

1 docinho não faz mal a ninguém
http://esposacrista.blogspot.com/2011/03/1-docinho-nao-faz-mal-ninguem.html

Vitaminas, Minerais e Cia Ltda
http://esposacrista.blogspot.com/2011/03/vitaminas-minerais-e-cia-ltda.html

Purifique seu corpo
http://esposacrista.blogspot.com/2011/03/purifique-seu-corpo.html

Ative seu metabolismo
http://esposacrista.blogspot.com/2011/03/ative-seu-metabolsimo.html

Faça do seu café da manhã um ritual
http://esposacrista.blogspot.com/2011/03/faca-do-seu-cafe-da-manha-um-ritual.html

Vida saudável
http://esposacrista.blogspot.com/2011/03/vida-saudavel.html

Granola, engorda ou emagrece?
http://esposacrista.blogspot.com/2011/04/granola-engorda-ou-emagrece.html

Estudos

Os Deveres da Esposa Cristã
http://esposacrista.blogspot.com/2011/03/os-deveres-da-esposa-crista.html


Mulher Rixosa (Nancy Wilson)

http://esposacrista.blogspot.com/2011/01/mulher-rixosa-nancy-wilson.html
Mulher, a sua casa revela quem você é!
http://esposacrista.blogspot.com/2011/03/mulher-sua-casa-revela-quem-voce-e.html

Porque ir à igreja?
http://esposacrista.blogspot.com/2011/03/porque-ir-igreja.html

Mulher virtuosa ou mulher virtual?
http://esposacrista.blogspot.com/2011/03/mulher-virtuosa-ou-mulher-virtual.html

O perfil da esposa ideal
http://esposacrista.blogspot.com/2011/04/o-perfil-da-esposa-ideal.html

Coração disposto a servir
http://esposacrista.blogspot.com/2011/03/coracao-disposto-servir.html

A disciplina livra a criança da morte
http://esposacrista.blogspot.com/2011/03/disciplina-livra-crianca-da-morte_93.html

A contribuição do cristianismo para o mundo infantil
http://esposacrista.blogspot.com/2011/04/contribuicao-do-cristianismo-para-o.html

Casamento, um projeto da graça de Deus
http://esposacrista.blogspot.com/2011/03/casamento-um-projeto-da-graca-de-deus.html

segunda-feira, 21 de março de 2011

Os dez mandamentos para a esposa

I Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e depois a teu marido, amarás a teu esposo menos do que amas a Deus (Dt 6.5);
II. Alegremente te submeterás a teu marido, tua cabeça, como ao Senhor (Ef 5.22);
III. Guardarás tua língua com toda diligência, tendo o cuidado de abençoar teu marido e nunca discutir abertamente detalhes íntimos do relacionamento amoroso (Pv 31.26, 11.16);
IV. Conservarás um coração alegre em tudo que tiveres de fazer durante o dia (Pv 17.22);
V. Afastarás de ti uma natureza ciumenta ou egoísta (Pv 6.34);
VI. Preferirás teu marido a qualquer outro (nunca comparando diminutivamente a outros homens) e sinceramente o admirarás e reverenciarás (Ef 5.33);
VII. Diligentemente manterás o teu lar e a ti mesma atraentes, lembrando que não deves somente ganhar o amor do teu marido, mas também conservá-lo (Pv 31.27);
VIII. Darás valor às tuas virtudes femininas mais do que a própria vida (Pv 12.4);
IX. Inspirarás a teus filhos um amor, respeito e reverência a seu pai (Pv 22.6);
X. Não serás ranzinza (Pv 25.24).

Lídia Fernandes

Os Deveres da Esposa Cristã

Leitura: Ef 5.22-33

“O fato de ser mulher não faz de você um tipo de cristão diferente, mas o fato de ser cristã faz de você uma mulher diferente”.

1. Ser submissa ao seu marido em tudo, assim como a igreja é submissa a Cristo (Ef 5.22-24; Cl 3.18; 1 Pe 3.1-6; Tt 2.5)

Os princípios da Palavra de Deus são eternos. A esposa deve se sujeitar espontaneamente à liderança do marido. Todo cristão tem a responsabilidade de “sujeitar-se” (hypotasso) a alguém, independentemente de sua posição na vida: Os cidadãos devem se submeter ao governo (Rm 13.1,5; 1 Pe 2.13; Tt 3.1); A igreja está sujeita a Jesus (Ef 5.24); Os servos devem se sujeitar aos seus senhores (Tt 2.9; 1 Pe 2.18); Os cristãos jovens devem ser submissos aos mais velhos (1 Pe 5.5) e “do mesmo modo” a esposa deve submeter-se ao seu marido.
Deus estabeleceu o marido como o cabeça da família (1 Co 11.3; Ef 5.23); aquele que tem a responsabilidade de liderar e exercer a autoridade. A resposta correta a essa autoridade é submissão voluntária. A esposa não se rebaixa sendo submissa ao marido, mas demonstra a nobreza do seu caráter, assim como fizeram Sara e outras mulheres piedosas dos tempos bíblicos (1 Pe 3.5). Esta submissão é devida ao marido, sendo ele cristão ou não (1 Pe 3.1,2). É Deus quem ordena isto (1 Pe 3.5,6).

Esposo e esposa são iguais em Cristo (Gl 3.28; 1 Pe 3.7), porém há diferença de papéis no lar. A submissão não significa ser inferior ao homem, ou que a mulher tem menos valor dentro da família, mas sim que, dentro do lar, o marido foi colocado por Deus como sendo a autoridade final.
A mulher foi colocada na família como auxiliadora (Gn 2.18) e quem ajuda não é o chefe, mas sim, o auxiliar. Neste sentido temos que dizer que a mulher não foi chamada para exercer a liderança (1 Co 11.8-10; 1 Tm 2.11-14).
A mulher que ocupa um cargo de liderança em seu trabalho não pode simplesmente achar que em sua casa poderá liderar da mesma forma. Uma senhora crente foi entrevistada na televisão, a entrevistadora perguntou: Quem é que manda em sua casa? Ela respondeu: Meu marido. A comentarista continuou, e quem decidiu? Ela respondeu: Eu. Fui eu quem decidiu quem seria o chefe lá em casa. Ele é “o cabeça” da nossa família.

Submeter-se nas decisões
As decisões na família devem ser conjuntas, mas em caso de divergência a decisão final é do marido; as esposas devem consultar seus maridos antes de tomar uma decisão, evitar criticar as decisões do marido e não se rebelar diante delas. Como você tenta convencer seu marido de alguma coisa? Você insiste no seu ponto de vista até ele se cansar e fazer o que você quer? Você age de forma independente, sem consultar o seu marido? A mulher não pode mudar o marido! A única coisa que pode fazer é mudar ela mesma e a forma como reage a seu marido. Mudar os outros é algo que depende deles e de Deus.
Submeter-se não é ser escrava, nem perder sua opinião nem sentir-se inferior, mas aceitar o papel que Deus lhe deu, agindo com prudência, humildade e inteligência.

Razões para submeter-se:
• Por amor e reverência ao Senhor, a esposa deve acatar seus mandamentos. Somente sendo uma crente fiel e cultivando uma vida cheia do Espírito ela poderá submeter-se ao marido.
• Para dar bom Testemunho. A esposa crente que se submete ao marido é diferente das esposas que não temem nem amam ao Senhor. Essa diferença poderá ser a porta para um testemunho evangelístico.

Como todo mandamento de Deus a submissão nos traz também a Sua benção pela obediência:
• Uma mulher submissa tem de seu esposo a PROTEÇÃO E SEGURANÇA;
• Através da submissão a mulher alcança realização pessoal, pois este é seu papel;
• A submissão leva a uma deliciosa HARMONIA NO LAR.
• Quando a mulher é submissa, se torna exemplo para as mais novas e para o mundo.
• A mulher se transforma em verdadeiro exemplo como mãe e esposa aos filhos, lembrando que eles reproduzirão seu comportamento.

2. Respeitar o marido (Ef 5.33b).

A palavra traduzida por “respeitar” neste texto é também traduzida por “temer” (At 10.2,35; 13.16,26; 1 Pe 2.17). A esposa deve mostrar respeito pelo marido como líder na relação, assim como a igreja respeita Jesus como seu líder (Ef 5.24). Sara é um exemplo citado do tipo de respeito que a esposa deve ter pelo marido. Ela não só obedeceu a Abraão, mas também o chamava de “senhor” (1 Pe 3.6; Gn 18.12). “Senhor” indica um coração pronto para responder em obediência e respeito. A implicação deve ser que ela obedecia a Abraão porque o honrava como “senhor”, não no sentido divino, mas no sentido humano daquele que tem a autoridade.
A esposa deve falar do marido de forma respeitosa, principalmente diante dos filhos e de outras pessoas. Não como Abigail, que apesar de livrar a pele de seu esposo Nabal, falou de maneira desrespeitosa acerca dele (1 Sm 25.25).

3. Ser uma auxiliadora para seu marido (Gn 2.18).

Esta é a finalidade pela qual a mulher foi criada (1 Co 11.8-9). Nenhum cônjuge deve servir a si mesmo de maneira egoísta, mas deve servir ao outro. Isto é principalmente verdadeiro para a esposa. Ela deve estar ao lado (não é abaixo nem acima) do marido. Para que isso se torne uma realidade em nossa vida, é necessário que haja uma dose de desprendimento, carinho, renúncia e acima de tudo MUITO AMOR.

A mulher é uma auxiliadora do marido:
a) No sentido afetivo: é a mulher de um só homem, o seu marido e se entrega a ele com amor e inteireza de coração.
b) No sentido social: contribui no sentido de conservar a imagem do seu marido como um homem de bem diante da igreja e da sociedade.
c) No sentido profissional: dá ao marido o apoio que lhe falta por parte dos amigos, levando-o a superar as crises de maneira positiva.
d) No sentido espiritual: ora por ele e estimula a sua fé. O auxilio espiritual da mulher cristã pode e deve oferecer ao seu marido, é tal qual um investimento cujo retorno se dará sem demora.

3. Tomar conta da sua casa (Tt 2.4-5; 1 Tm 5.14; Pv 14.1).

Não é uma proibição ao trabalho feminino, mas uma indicação da sua responsabilidade quanto à boa ordem da casa. Se ela trabalha, tem empregada, contrata diarista, mas a responsabilidade de gerenciar sua casa é dela (1 Tm 5.14,15). As esposas devem ser prudentes, sensatas, tendo como prioridade satisfazer as necessidades de sua família (Tt 2.5). A prioridade de uma esposa, portanto, é cuidar do seu lar. Ela mostra seu amor por seu esposo e filhos fazendo do lar um refúgio de paz e descanso para a família, amigos e hóspedes (1 Tm 5.14).
A esposa também tem grande responsabilidade na educação dos filhos (1 Tm 2.15). A palavra grega utilizada (teknogonia) significa não somente gerar filhos, mas também abrange a idéia de educá-los.

5. Conceder ao seu marido o afeto que lhe é devido (1 Co 7.3).

Ambos os cônjuges são obrigados, entre outras coisas, a satisfazer os desejos sexuais do outro. A mulher não deve privar seu marido de seu corpo, porque pertence a ele (1 Co 7.4-5), mas deve agradá-lo (v34). Não cumprir suas obrigações conjugais com seu marido é roubar o que lhe é devido.

6. Ser pura, casta, buscando a beleza interior mais do que a exterior (Tt 2.3-5; 1 Tm 2.9,10; 1 Pe 3.1-6)

O que a Bíblia quer ressaltar é a modéstia e a preocupação maior de ser virtuosa e não a proibição de adornos. Pedro não estava escrevendo que as mulheres não podem se enfeitar, mas que o enfoque da mulher cristã deve estar mais na exaltação do ser interior do que na do exterior. Paulo também manda que a mulher se vista com modéstia e bom senso. A mulher não deve estar tão preocupada com sua aparência externa quanto com suas qualidades interiores.
A mulher cristã deve observar a razão que a leva a vestir-se, enfeitar-se: para se exibir ou atrair a atenção de outras pessoas, ou para agradar ao Senhor e a seu marido. As jóias que ela deve usar sempre: o espírito manso e tranqüilo (1 Pe 3.4); ter um espírito pacífico, que busca a conciliação e a harmonia na família.
Algumas esposas são barulhentas, gostam de tumultos, porém, não há adorno mais bonito do que a discrição (Pv 11.22) e a mulher que age assim honra seu marido (Pv 12.4).

Lídia Fernandes

Um suco super saudável

¹/2 Beterraba
¹/Maçã
¹/Folha de couve manteiga
¹/Cenoura
300 ml de aguá de coco


Modo se fazer: Bata tudo no liquidificador por aproximadamente 3 minutos. Coe. E depois se delicie. Não necessita de açúcar.


P/ uma pessoa

Supermercado Elegante e Saudável

Alimente-se antes de ir ao Supermercado. Não vá com fome!!

Entre como quem estivesse chegando num Centro de Estética, Saúde e Beleza!!

Comece pela seção de Hortifruti. Abastecido o carrinho, aí sim, vá para as outras gôndolas.

Seja xereta das novidades integrais, light e dietéticas. Divirta-se nas compras! Faça amigos! Troque idéias!

Na hora das escolhas, leia os rótulos, compare os produtos, verifique o prazo de validade e a integridade das embalagens.

Eduque seu paladar e prefira sempre as versões light, com baixo teor de gordura, assim como os que são feitos com farinhas integrais.

Na ala de laticínios (leite, iogurte e queijos) escolha os desnatados.

Evite os enlatados e os embutidos que são lotados de sal. Verifique os rótulos! As letrinhas são tão miudinhas que o convite é para NÃO LER! Não desista e se for preciso leve a lupa!!

Por fim, não esqueça dos itens para compor seu kit amigo.



Marília Fernandes
CRN 1693

Controle a Ansiedade

Os chás de camomila, erva doce e melissa são "santos remédios" para driblar a ansiedade.
O Cálcio e o triptofano presentes nos leites, iogurtes e derivados também ajudam nestes momentos. Prefira as versões desnatadas.

O Magnésio, mineral que tem função complementar às funções do Cálcio, também são indicados quando você está subindo pelas paredes. Boas fontes de magnésio são as folhas verde escuras e o gérmen de trigo.


Marília Fernandes
CRN 1693

1 docinho não faz mal a ninguém!

Só 1 docinho ou 1 bombom no meio da tarde não vai tirar ninguém da linha, pode ter certeza!!
Sem exageros até ajudam a manter o bom humor pois participam da produção de neurotransmissores, substâncias químicas que favorecem a comunicação entre as células do Sistema Nervoso.
 
Escolha opções menos "engordativas", à base de frutas frescas ou secas, sem chantily e sem cremes. Cuidado com os doces diet, muitas vezes eles só não tem açúcar, mas a quantidade de gordura é maior e conseqüentemente as calorias também. Leia os rótulos e peça informações!


Marília Fernandes
CRN 1693

Vitaminas, Minerais e Cia Ltda

Seja menos carnívoro e mais herbívoro!!!

Inclua frutas, legumes, verduras e leguminosas na sua alimentação, além de serem menos calóricos, regulam o metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos, além de auxiliarem na perda das reservas de gordura corporal (os abomináveis pneuzinhos).

Consumidos diariamente, garantem as vitaminas, minerais, fibras solúveis e insolúveis, antioxidantes e fitoquímicos responsáveis pelo controle de todo funcionamento orgânico e prevenção das doenças.


Marília Fernandes
CRN 1693

Purifique seu Corpo

Beba água! 1 copo à cada 1 hora e 10 copos ao dia (em torno de 2 litros).

Aumente a dose se você faz atividade física.

A água é responsável pelo transporte de nutrientes e pela eliminação de toxinas pelos rins e intestinos. Promove a troca de líquidos do corpo, previne cálculos renais e ajuda no bom funcionamento intestinal.

Um ótimo sinalizador para você saber se descuidou da ingestão de água é observar a cor da urina.

Urina amarelo escuro quer dizer, falta de água no corpo, alta concentração de metabólitos e risco para cálculos renais e doenças do intestino.


Marília Fernandes
CRN 1693

Ative seu Metabolsimo!

Ao invés de 3, prefira 5 ou 6 refeições diárias - Café da manhã, Almoço, Jantar, 2 lanches (manhã e tarde)

e Ceia (opcional). Desta forma, você acaba comendo menos nas refeições principais e evita os picos de fome voraz que é onde mora o perigo dos exageros.

Comendo em intervalos médios de 3 horas, seu metabolismo fica ativado para a queima de calorias, você se mantém com maior poder de concentração e evita flutuações de humor.

Jejum e horas à fio sem se alimentar, nem pensar! O organismo entende que é preciso guardar energia e passa a trabalhar de forma lenta, dificultando a queima de calorias. Além do quê você fica sujeito a uma "bela gastrite". Não tendo alimento para digerir, o suco gástrico vai atacar a parede do seu estômago.


Marília Fernandes
CRN 1693
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...