segunda-feira, 21 de março de 2011

Os Deveres da Esposa Cristã

Leitura: Ef 5.22-33

“O fato de ser mulher não faz de você um tipo de cristão diferente, mas o fato de ser cristã faz de você uma mulher diferente”.

1. Ser submissa ao seu marido em tudo, assim como a igreja é submissa a Cristo (Ef 5.22-24; Cl 3.18; 1 Pe 3.1-6; Tt 2.5)

Os princípios da Palavra de Deus são eternos. A esposa deve se sujeitar espontaneamente à liderança do marido. Todo cristão tem a responsabilidade de “sujeitar-se” (hypotasso) a alguém, independentemente de sua posição na vida: Os cidadãos devem se submeter ao governo (Rm 13.1,5; 1 Pe 2.13; Tt 3.1); A igreja está sujeita a Jesus (Ef 5.24); Os servos devem se sujeitar aos seus senhores (Tt 2.9; 1 Pe 2.18); Os cristãos jovens devem ser submissos aos mais velhos (1 Pe 5.5) e “do mesmo modo” a esposa deve submeter-se ao seu marido.
Deus estabeleceu o marido como o cabeça da família (1 Co 11.3; Ef 5.23); aquele que tem a responsabilidade de liderar e exercer a autoridade. A resposta correta a essa autoridade é submissão voluntária. A esposa não se rebaixa sendo submissa ao marido, mas demonstra a nobreza do seu caráter, assim como fizeram Sara e outras mulheres piedosas dos tempos bíblicos (1 Pe 3.5). Esta submissão é devida ao marido, sendo ele cristão ou não (1 Pe 3.1,2). É Deus quem ordena isto (1 Pe 3.5,6).

Esposo e esposa são iguais em Cristo (Gl 3.28; 1 Pe 3.7), porém há diferença de papéis no lar. A submissão não significa ser inferior ao homem, ou que a mulher tem menos valor dentro da família, mas sim que, dentro do lar, o marido foi colocado por Deus como sendo a autoridade final.
A mulher foi colocada na família como auxiliadora (Gn 2.18) e quem ajuda não é o chefe, mas sim, o auxiliar. Neste sentido temos que dizer que a mulher não foi chamada para exercer a liderança (1 Co 11.8-10; 1 Tm 2.11-14).
A mulher que ocupa um cargo de liderança em seu trabalho não pode simplesmente achar que em sua casa poderá liderar da mesma forma. Uma senhora crente foi entrevistada na televisão, a entrevistadora perguntou: Quem é que manda em sua casa? Ela respondeu: Meu marido. A comentarista continuou, e quem decidiu? Ela respondeu: Eu. Fui eu quem decidiu quem seria o chefe lá em casa. Ele é “o cabeça” da nossa família.

Submeter-se nas decisões
As decisões na família devem ser conjuntas, mas em caso de divergência a decisão final é do marido; as esposas devem consultar seus maridos antes de tomar uma decisão, evitar criticar as decisões do marido e não se rebelar diante delas. Como você tenta convencer seu marido de alguma coisa? Você insiste no seu ponto de vista até ele se cansar e fazer o que você quer? Você age de forma independente, sem consultar o seu marido? A mulher não pode mudar o marido! A única coisa que pode fazer é mudar ela mesma e a forma como reage a seu marido. Mudar os outros é algo que depende deles e de Deus.
Submeter-se não é ser escrava, nem perder sua opinião nem sentir-se inferior, mas aceitar o papel que Deus lhe deu, agindo com prudência, humildade e inteligência.

Razões para submeter-se:
• Por amor e reverência ao Senhor, a esposa deve acatar seus mandamentos. Somente sendo uma crente fiel e cultivando uma vida cheia do Espírito ela poderá submeter-se ao marido.
• Para dar bom Testemunho. A esposa crente que se submete ao marido é diferente das esposas que não temem nem amam ao Senhor. Essa diferença poderá ser a porta para um testemunho evangelístico.

Como todo mandamento de Deus a submissão nos traz também a Sua benção pela obediência:
• Uma mulher submissa tem de seu esposo a PROTEÇÃO E SEGURANÇA;
• Através da submissão a mulher alcança realização pessoal, pois este é seu papel;
• A submissão leva a uma deliciosa HARMONIA NO LAR.
• Quando a mulher é submissa, se torna exemplo para as mais novas e para o mundo.
• A mulher se transforma em verdadeiro exemplo como mãe e esposa aos filhos, lembrando que eles reproduzirão seu comportamento.

2. Respeitar o marido (Ef 5.33b).

A palavra traduzida por “respeitar” neste texto é também traduzida por “temer” (At 10.2,35; 13.16,26; 1 Pe 2.17). A esposa deve mostrar respeito pelo marido como líder na relação, assim como a igreja respeita Jesus como seu líder (Ef 5.24). Sara é um exemplo citado do tipo de respeito que a esposa deve ter pelo marido. Ela não só obedeceu a Abraão, mas também o chamava de “senhor” (1 Pe 3.6; Gn 18.12). “Senhor” indica um coração pronto para responder em obediência e respeito. A implicação deve ser que ela obedecia a Abraão porque o honrava como “senhor”, não no sentido divino, mas no sentido humano daquele que tem a autoridade.
A esposa deve falar do marido de forma respeitosa, principalmente diante dos filhos e de outras pessoas. Não como Abigail, que apesar de livrar a pele de seu esposo Nabal, falou de maneira desrespeitosa acerca dele (1 Sm 25.25).

3. Ser uma auxiliadora para seu marido (Gn 2.18).

Esta é a finalidade pela qual a mulher foi criada (1 Co 11.8-9). Nenhum cônjuge deve servir a si mesmo de maneira egoísta, mas deve servir ao outro. Isto é principalmente verdadeiro para a esposa. Ela deve estar ao lado (não é abaixo nem acima) do marido. Para que isso se torne uma realidade em nossa vida, é necessário que haja uma dose de desprendimento, carinho, renúncia e acima de tudo MUITO AMOR.

A mulher é uma auxiliadora do marido:
a) No sentido afetivo: é a mulher de um só homem, o seu marido e se entrega a ele com amor e inteireza de coração.
b) No sentido social: contribui no sentido de conservar a imagem do seu marido como um homem de bem diante da igreja e da sociedade.
c) No sentido profissional: dá ao marido o apoio que lhe falta por parte dos amigos, levando-o a superar as crises de maneira positiva.
d) No sentido espiritual: ora por ele e estimula a sua fé. O auxilio espiritual da mulher cristã pode e deve oferecer ao seu marido, é tal qual um investimento cujo retorno se dará sem demora.

3. Tomar conta da sua casa (Tt 2.4-5; 1 Tm 5.14; Pv 14.1).

Não é uma proibição ao trabalho feminino, mas uma indicação da sua responsabilidade quanto à boa ordem da casa. Se ela trabalha, tem empregada, contrata diarista, mas a responsabilidade de gerenciar sua casa é dela (1 Tm 5.14,15). As esposas devem ser prudentes, sensatas, tendo como prioridade satisfazer as necessidades de sua família (Tt 2.5). A prioridade de uma esposa, portanto, é cuidar do seu lar. Ela mostra seu amor por seu esposo e filhos fazendo do lar um refúgio de paz e descanso para a família, amigos e hóspedes (1 Tm 5.14).
A esposa também tem grande responsabilidade na educação dos filhos (1 Tm 2.15). A palavra grega utilizada (teknogonia) significa não somente gerar filhos, mas também abrange a idéia de educá-los.

5. Conceder ao seu marido o afeto que lhe é devido (1 Co 7.3).

Ambos os cônjuges são obrigados, entre outras coisas, a satisfazer os desejos sexuais do outro. A mulher não deve privar seu marido de seu corpo, porque pertence a ele (1 Co 7.4-5), mas deve agradá-lo (v34). Não cumprir suas obrigações conjugais com seu marido é roubar o que lhe é devido.

6. Ser pura, casta, buscando a beleza interior mais do que a exterior (Tt 2.3-5; 1 Tm 2.9,10; 1 Pe 3.1-6)

O que a Bíblia quer ressaltar é a modéstia e a preocupação maior de ser virtuosa e não a proibição de adornos. Pedro não estava escrevendo que as mulheres não podem se enfeitar, mas que o enfoque da mulher cristã deve estar mais na exaltação do ser interior do que na do exterior. Paulo também manda que a mulher se vista com modéstia e bom senso. A mulher não deve estar tão preocupada com sua aparência externa quanto com suas qualidades interiores.
A mulher cristã deve observar a razão que a leva a vestir-se, enfeitar-se: para se exibir ou atrair a atenção de outras pessoas, ou para agradar ao Senhor e a seu marido. As jóias que ela deve usar sempre: o espírito manso e tranqüilo (1 Pe 3.4); ter um espírito pacífico, que busca a conciliação e a harmonia na família.
Algumas esposas são barulhentas, gostam de tumultos, porém, não há adorno mais bonito do que a discrição (Pv 11.22) e a mulher que age assim honra seu marido (Pv 12.4).

Lídia Fernandes

9 comentários:

  1. amei esse site tava precisando ouvir isso para melhorar como esposa....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha cautela, pois do jeito que ele tá falando dá a entender que a mulher é sempre pra dizer "sim" ao que o marido manda fazer. Isso não foi o que Sara fez. Sara falou para Abraão mandar embora a Tamar e a seu filho Ismael e Abraão discordou, pois isso pareceu pesado ao coração dele. Que Deus fez? Sara obedece seu marido? Não! A bíblia diz que Deus falou para ele não se sentir mal pelo que Sara disse, mas fazer como ela tinha falado. Se o seu marido é endemoniado e ele não quer que vc vá a Igreja? Vc obedece? Claro que não! Nem tudo é ao pé da letra como essa pessoa disse no Blog.

      Excluir
  2. estou sendo confrontada mas sei que é mais uma forma de Deus me ensinar sua vontade soberana para minha vida.A Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  3. Lindo, Espiritual e verdadeiro. Isto me dará forças para tomar as decisões que precisam ser tomadas, crendo que a Palavra do Deus Podereso, Criador dos Céus e da terra e todas as outras coisas irá prevalecer, ainda que isto possa causar dores de parto, tanto em mim, quanto naquela que me foi dada como esposa. Obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Sou exatamente como manda a palavra de Deus, mas infelismente não tenho um marido que me de valor, ele simplismente faz tudo ao contrário do que diz a palavra de Deus, mesmo sendo ele tambem um cristão, está sempre nos cultos, nas oraçãoes, escolas bíblicas e ainda é coperador da igreja, mesmo assim a palavra de Deus ainda não entrou em seu coração, mesmo depois de 7 anos como cristão, de todos os mandamentos de Deus creio eu que meu marido não tem nemhum, por isso as vezes me pergunto será que vale a pena lutar por um casamento infeliz como o meu? Faz 14 anos que sou casada 7 anos convertida procuro por em pratica tudo que aprendo na igreja da parte de Deus e mesmo assim continuo sendo infeliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o dialago e fundamental. e precisamos tmbm ponderar nossos anceios achando q a pessoa tem q ser 100%perfeita. um grande passo vc ja tem seu esposo e cristao e um bom dialago e orarem juntos diariamente esquenta o amor e havendo cobertura espiritual no casamento tudo muda.

      Excluir
  5. comentários com o o da ana paula são corriqueiros e exigem uma análise mais imparcial.1º sua primeira afirmação indica uma pessoa egoísta e orgulhosa.2º ainda na afirmação seguinte ela incorre em um erro muito comum entre nós seres humanos:jogar toda a culpa no outro,colocando-se,por outro lado,como vítima.3º novamente acusa o marido,de modo até contraditório.4ºacusa o seu marido de não conhecer a Cristo e conclui com a dúvida sobre a continuação do próprio casamento.ora,que tipo de mulher tão santa abriria mão de um casamento que,em princípio,era lindo e bênção de Deus?não seria mais fácil orar,como manda a palavra?ou orar mais ainda?e quem disse que a causa da infelicidade do casamento é ele?e se for você?e se forem vocês?5º faz 14 anos de casada e 7 de cristã,ou seja,casou no pecado,na formicação possivelmente!sim,Deus perdoa o pecado mas as consequências duram por um bom tempo,muitas são até para o resto da vida!6º finaliza com uma frase igualmente soberba,farisaica que reitera os tópicos iniciais.e,finalmente,devo orientá-la a não expôr seu marido assim,como fez,não para uma,100,1000 pessoas,mas para tantos quantos tenham acesso à internet.isso,por acaso é virtuosidade?tira a trave do teu olho irmã,primeiramente.e,como você tem tanta intimidade com Deus,procura o conselho Dele ainda agora,não por meio de professias de homens ou louvores de mulheres como AB,FB,CASS... mas da palavra de Dele.E,inicialmente,poderia começar relendo este artigo acima...QUE DEUS DÊ PACIÊNCIA E AMOR AO SEU ESPOSO!!

    ResponderExcluir
  6. ESTOU NOIVO E MINHA NOIVA CONGREGA NA RENASCER EM CRISTO E EU NA ASSEMBLÉIA DE DEUS O QUE DEVO FAZER ??? GOSTARIA QUE ELA FOSSE PARA ASSEMBLEIA CONGREGAR COMIGO NÃO SOU SERVO DE PLACA MAS SERVO DE "DEUS" MAS ESTOU TENDO O CHAMADO PELA ASSEMBLÉIA O QUE DEVO FAZER ELA TERIA QUE ME SEGUIR??? ME AJUDEM NESTA QUESTÃO

    ResponderExcluir
  7. Tenho 7 meses de casada... Ainda tenho muito aprender, Deus me deu um marido maravilhoso , mas as vezes sem minha intenção acabo o envergonhando pesso a Deus que me ensine a ser uma esposa que lhe agrade mas quando penso que não já fiz. Creio que Deus a de me ensinar a ser uma esposa como Sara era a Abraão.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...