domingo, 17 de abril de 2011

Por que devo, como mulher cristã, ser submissa ao meu marido?

Muitas de nós, mulheres, fazemos esta pergunta, e é na Palavra inspirada por Deus, a Bíblia e mensagens posteriores do Espírito de Profecia, através de Ellen G. White, que encontramos a resposta.
Quando Deus criou o homem e a mulher não havia disputa entre eles. Viviam em perfeita harmonia. Infelizmente, um dia Eva julgou-se capaz de discernir o bem e o mal sem Adão. Achou-se possuidora de sabedoria e força suficientes para resistir ao mal e esqueceu-se do aviso que recebera dos anjos do Senhor.

“Os anjos haviam advertido Eva de que tivesse o cuidado de não se afastar do esposo enquanto se ocupavam com seu trabalho diário no jardim; junto dele estaria em menor perigo de tentação, do que se estivesse sozinha. Mas, absorta em sua aprazível ocupação, inconscientemente se desviou de seu lado. Percebendo que estava só, sentiu uma apreensão de perigo, mas afugentou seus temores, concluindo que ela possuía sabedoria e força suficientes para discernir o mal e resistir-lhe. Esquecida do aviso do anjo, logo se achou a contemplar, com um misto de curiosidade e admiração, a árvore proibida”. Patriarcas e Profetas, págs. 53-54.

Apesar de Eva pensar ter sabedoria e ser capaz de discernir o mal, não só tomou a decisão errada como também foi usada por Satanás para fazer Adão cair.

A Eva pareceu coisa pequena desobedecer a Deus provando o fruto da árvore proibida, e tentar o esposo a transgredir também; entretanto, o pecado deles abriu as portas ao dilúvio das desgraças sobre o mundo. Quem pode saber, no momento da tentação, as terríveis conseqüências que advirão de um passo errado”? Patriarcas e Profetas, pág. 61.

“E agora, havendo ela transgredido, tornou-se o agente de Satanás para efetuar a ruína de seu esposo. Em um estado de exaltação estranha e fora do natural, com as mãos cheias do fruto proibido, procurou a presença dele, e relatou tudo que ocorrera”. Patriarcas e Profetas, pág. 56.

“Tão logo desobedeceu, tornou-se Eva um poderoso meio para ocasionar a queda do esposo”. A verdade sobre os anjos, pág. 57.

Hoje muitas de nós, mulheres, a exemplo de Eva, também pensam ter sabedoria e ser capazes para tomar decisões sem levar em consideração a opinião do esposo, ou até colocar sua opinião acima da dele. Esquecendo-se do que diz a palavra de Deus a esse respeito, muitas mulheres estão a disputar com o marido e a faltar-lhe com respeito, desobedecendo não só ao marido, mas ao Senhor que disse:

“... o teu desejo será para o teu marido e ele te governará”. Gênesis 3:16

A sociedade “moderna” tem contribuído muito para que as mulheres não queiram mais ser submissas aos maridos. Tornou-se moda igualar-se aos homens em tudo e muitas mulheres achando-se mulheres “modernas” não aceitam quando se fala em submissão ao marido, pensam que isso é coisa do tempo da mãe ou da avó.
É bom lembrar que não há nada de moderno em desobedecer a Deus, isso é bem antigo e tem trazido desarmonia entre os casais e desagradado a Deus, que deixou claro que a mulher deve submeter-se ao marido e não o marido à mulher e isso não é coisa do passado pois Deus não muda.
A terra tornou-se maldita porque Adão deu ouvidos a Eva em vez de a Deus.

“Ela tomou então o fruto e o comeu, imaginando sentir o revigorante poder de uma nova e exaltada existência, como resultado da influência estimulante do fruto proibido. Achava-se num estranho estado de entusiasmo quando procurou o esposo com as mãos cheias do fruto proibido. Relatou-lhe o sábio discurso da serpente e manifestou o desejo de leva-lo imediatamente para junto da árvore do conhecimento. Contou-lhe que comera do fruto, e que em lugar de experimentar uma sensação de morte, sentia uma influência prazenteira e estimulante. Tão logo desobedeceu, tornou-se Eva um poderoso meio para ocasionar a queda do esposo”. A verdade sobre os Anjos, págs. 56-57.
“E a Adão disse: Visto que atendeste a voz da tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenei que não comesses, maldita é a terra por tua causa”. Gênesis 3:17
As mulheres cristãs, que estão preparando-se para a vinda do Senhor não podem deixar de lado a ordem bíblica.
“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.
Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido” Efésios 5:22-24.
“Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor”. Colossenses 3:18

Isso é o que é requerido de toda mulher cristã.
Nenhuma mulher cristã, pode pensar que está servindo corretamente a Deus enquanto disputa com o marido ou lhe falta com respeito.
Para as mulheres envolvidas na obra e cujos maridos são pregadores da Palavra a responsabilidade é ainda maior.

“Vi as esposas dos ministros. Algumas delas não são de nenhum auxílio para os maridos, e todavia professam a terceira mensagem Angélica. Pensam mais em atender a seus próprios desejos e prazeres do que a vontade de Deus, ou em como podem suster erguidas as mãos do esposo mediante suas fiéis orações e sua cuidadosa maneira de viver. Vi que algumas delas tomam uma direção tão voluntariosa e egoísta, que Satanás as torna instrumentos seus, e trabalha por meio delas a fim de destruir a influência e utilidade dos maridos”. Testemunhos Seletos, vol. I, pág. 36.


“Vi que a esposa do ministro deve ajudar o marido em seus labores, e ser exata e cuidadosa quanto à influência que exerce; pois é observada, e espera-se mais dela do que das outras. Seu vestuário deve ser um exemplo. Sua vida e conversação também devem ser exemplares, recendendo cheiro de vida e não de morte. Vi que deve assumir atitude humilde, mansa, e todavia exaltada, não se dando a conversações que não tendam a dirigir a mente para o Céu. A grande questão deve ser: “Como posso salvar minha própria alma, e ser instrumento para salvar a outros?” Vi que neste assunto não é aceitável a Deus uma obra de coração dividido”. Testemunhos Seletos, vol. I, pág. 37-38.

A palavra submissão desperta em muitas mulheres ojeriza, entendem que ser submissa significa ser inferior, mas ser submissa para a mulher cristã significa ser obediente, não só ao marido mas principalmente a Deus que disse que deve ser assim.

“Referiram-se a Eva a tristeza e a dor que deveriam dali em diante ser o seu quinhão. E disse o Senhor: “O teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará”. Gên. 3:16. Na criação Deus a fizera igual a Adão. Se houvessem eles permanecido obedientes a Deus – em harmonia com Sua grande lei de amor – sempre estariam em harmonia um com o outro; mas o pecado trouxera a discórdia, e agora poderia manter-se a sua união e conservar-se a harmonia unicamente pela submissão por parte de um ou de outro. Eva fora a primeira a transgredir; e caíra em tentação afastando-se de seu companheiro, contrariamente à instrução divina. Foi à sua solicitação que Adão pecou, e agora foi posta sob a sujeição de seu marido. Se os princípios ordenados na lei de Deus tivessem sido acariciados pela raça decaída, esta sentença, se bem que proveniente dos resultados do pecado, ter-se-ia mostrado ser uma bênção para o gênero humano; mas o abuso da supremacia assim dada ao homem tem tornado a sorte da mulher mui freqüentemente bastante amargurada, fazendo de sua vida um fardo”. Patriarcas e Profetas, págs. 58-59

Todos esses textos citados são inspirados por Deus e não podemos desconsiderá-los sem prejuízo para nossa vida espiritual. As mulheres têm papel importante na sociedade e na obra também, mas é importante que saibam qual é esse papel para que possam desenvolver suas atividades com a benção do Senhor.

Eva tinha sido perfeitamente feliz ao lado do esposo, em seu lar edênico; mas, semelhante às inquietas Evas modernas, lisonjeou-se com a esperança de entrar para uma esfera mais elevada do que aquela que Deus lhe designara. Tentando erguer-se acima de sua posição original, caiu muito abaixo da mesma. Idêntico resultado será alcançado por todas as que estão indispostas a assumir com bom ânimo os deveres da vida, de acordo com o plano de Deus. Em seus esforços para atingirem posições para as quais Ele não as adaptou, muitas estão deixando vago o lugar em que poderiam ser uma bênção. Em seu desejo de uma esfera mais elevada, muitas têm sacrificado a verdadeira dignidade feminil, e a nobreza de caráter, e deixaram por fazer precisamente o trabalho que o Céu lhes designou”. Patriarcas e Profetas, pág. 59.

Aos maridos cabe “amar suas esposas como Cristo amou a igreja” (Efésios 5:25) e a nós mulheres, além de amar nossos maridos, cabe aceitar a Palavra de Deus e orar para que a Graça de Cristo habitando em nosso coração nos torne mulheres segundo a vontade de Deus para a honra e glória do Seu nome.

Deus abençoe a todas as irmãs e aos irmãos também.

Irmã Cássia, Wenceslau braz, PR.

7 comentários:

  1. OLÁ IRMÃ, TUDO BEM? GRAÇA E PAZ!!!
    O SEU BLOG É MUITO RICO, A MINHA ESPOSA (ADRIANA) GOSTOU DEMAIS E NÃO SÓ ESTAMOS TE SEGUINDO, MAS JÁ ADICIONAMOS EM NOSSOS FAVORITOS.
    MUITO LINDO ESTE BLOG, E NÓS VAMOS DIVULGÁ-LO OK.
    TENHA UM ÓTIMA SEMANA
    CLAUDIO E ADRIANA MORANDI.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz.
    Gostei muito do seu blog, Mensagens com conteúdo bíblico e este tema realmente é muito importante para a presente geração.Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu texto. Adorei seu blog. Tem conteúdo. Paz querida!

    ResponderExcluir
  4. A paz do Senhor amada! Parabéns pelo blog, ele muito edificante. Seja abençoada e agraciada pelo Senhor! Já estou seguindo tá! http://mulheresnopeniel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ola a paz do Senhor Jesus!
    Lindo seu blog, ja estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  6. Discordo com sua opinião qnto a submissão da mulher quanto ao seu marido, Deus ama tbm a mulher, e não coloca ela abaixo de seu marido, veja essa pregação https://www.youtube.com/watch?v=0vr8tKCWKHI... bjossss

    ResponderExcluir
  7. Amei o blog! Concordo com o texto, sim. E acrescento: as pessoas têm muito medo dessa palavra submissão, uma pena!!! Na vida somos sempre submissos: na infância temos pais, avós, tios, professores, enfim, pessoas que estão sempre nos guiando. No trabalho temos: chefes, coordenadores, diretores, patrão... só vai mudando o nome... Até os anjos vivem em hierarquia. Na vida à dois não poderia ser diferente: imagine se duas pessoas puxassem uma corda, uma para um lado outra para outro... e ali ficassem a vida toooda, sem nenhuma ceder... iam cansar e desistir. É isso que ocorre em muitos casamentos. Portanto, Deus ajudou muito mostrando a direção. E a oração constante e fervorosa da esposa vai fazer com que Deus ilumine a mente do marido para boas escolhas e decisões e ela vai sentir-se segura em aceitar suas decisões. Orem sempre, filhas amadas! Paz de Cristo!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...